Como enfrentar os desafios trazidos pelo inverno na produção avícola

*Autor: Matheus Calvo, gerente Nacional de Avicultura; E revisão: Verônica Lisboa, coordenadora Técnica de Pesquisa da Yes.

O inverno está chegando e trazendo desafios para a produção avícola, mas também grandes oportunidades para o nosso setor. Para atender as necessidades dessa época do ano, a Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, apresenta soluções integradas para transformar os desafios em oportunidades.

Uma das principais dificuldades para as aves de produção, em decorrência das baixas temperaturas, se dá na manutenção da ambiência dentro dos aviários, principalmente na fase inicial da vida dos animais. É quando buscamos proporcionar boa renovação de ar sem que ocorram grandes oscilações de temperatura e quedas abaixo do conforto térmico dos pintainhos. Quando este desequilíbrio térmico acontece abrimos uma porta para o aparecimento de distúrbios metabólicos, como a ascite e a hidro pericárdio.

Estes distúrbios metabólicos são provocados basicamente pelo aumento da pressão sanguínea para oxigenação dos órgãos e tecidos necessários para o ótimo crescimento das aves, com o intuito de compensar a deficiência de oxigênio presente dentro das instalações obtida através do manejo de “ventilação mínima”. Esta condição leva ao extravasamento de líquidos para a cavidade abdominal e saco pericárdio, contribuindo para o aumento da mortalidade e tornando as aves mais suscetíveis a bactérias oportunistas.

Além dos problemas metabólicos, há um aumento dos desafios respiratórios neste período, principalmente quando falamos de Bronquite Infecciosa, para a qual todo o manejo e programa de controle se iniciam com as aves ainda no incubatório por meio da vacinação. Pensando nisso, a Yes traz soluções com sua linha GutBio e GlucanGold para proporcionar aos animais a máxima expressão do seu potencial genético, maximizando as respostas frente a esses desafios.

O GlucanGold é o imunomodulador sistêmico da YES, composto por 60% de β-glucanos concentrados, obtido através de um processo biotecnológico de purificação da parede celular de leveduras Saccharomyces cerevisiae. Seu uso em dietas de aves proporciona o equilíbrio do sistema imunológico e contribui para uma proteção mais eficaz e duradoura aos desafios sanitários e ambientais a que são submetidas, o que impacta positivamente na eficiência produtiva e na rentabilidade da atividade. 

Dentre os benefícios do uso do GlucanGold destacam-se o fortalecimento das defesas naturais, redução na mortalidade e resposta pós-vacinal superior. Portanto, o uso de GlucanGold na produção de aves melhora sua saúde e reduz o uso de medicamentos e antibióticos promotores de crescimento, propiciando a produção de um alimento mais seguro e de melhor qualidade para o consumidor.

Outra solução trazida pela Yes é o GlucanMos, da linha de moduladores de microbiota intestinal GutBio. O produto é um aditivo composto por mananoligossacarídeos (MOS) e β-glucanos micro particulados por hidrólise enzimática, processo que aumenta sua atividade molecular e capacidade de ação. Os MOS promovem a aglutinação das bactérias patogênicas com fímbrias do tipo 1, como E. coli e Salmonella, as quais, ao ligarem-se  aos mananos são carreadas para fora do organismo animal, não aderindo-se ao epitélio intestinal.

Além disso, a fração de β-glucanos presente no GlucanMos promove a modulação do  sistema imune em nível gastrointestinal por meio de interações específicas com células imunocompetentes, promovendo melhor resposta e aumentando a resistência do animal contra patógenos.

Apesar dos grandes desafios trazidos pelas baixas temperaturas e dificuldades para a manutenção da ambiência dentro dos aviários, o GlucanGold e GlucanMos apresentam-se como aliados ao produtor, contribuindo para minimizar as perdas produtivas e maximizar os resultados a campo por meio da melhoria da saúde dos lotes, proporcionando aves mais imunocompetentes para enfrentarem esse período.


Sobre a Yes

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Conceição da Barra/ES, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP e outro em Londrina/PR. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 35 países, estando presente na América Latina, Europa, África e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.

Mais informações: https://www.yes.ind.br